sexta-feira, 5 de junho de 2020

AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

QUERIDAS CRIANÇAS!
AQUI TEM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA!
LEMBRAMOS QUE SÃO QUATRO AULAS PARA O PERÍODO DE DUAS SEMANAS, OU SEJA, ATE 15 DE JUNHO, ENTÃO FAÇA UM POUQUINHO CADA DIA!
Smiling little kids characters doing different sports and playing ...
Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi
Educação Física
Professor: David Dorneles / Turma: 31, 32, 33, 34.
AULA 1
Texto introdutório
A coordenação motora na criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente, no simples ato de pegar um brinquedo a criança está desenvolvendo a sua motricidade. 
Em cada idade o movimento toma características significativas e a aquisição ou aparição de determinados comportamentos motores tem repercussões importantes no desenvolvimento da criança.
As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança .
Lançamos um desafio para que com o auxílio e participação da sua família, vocês realizem no mínimo 4 atividades de coordenação motora.

Coordenação motora em casa
1.Realizar 15 polichinelos no mesmo lugar
2. Caminhar como aranha (apoiados nas mãos e nos pés – 4 apoios) – distância 2metros
3. Colocar 4 obstáculos no chão (almofadas, garrafas pets, sapatos...) e se deslocar em zigue zague como: aranha, minhoca, correndo ou saltitando num pé só
4. Saltar como sapo – distância 2 metros
5. Caminhar em linha reta equilibrando um livro na cabeça – distância 2 metros
6. Pular corda (sozinho ou com a ajuda de um adulto) 15 vezes
7. Colocar uma corda no chão e caminhar sobre ela (um pé na frente do outro)
8. Corrida do saci: segurar uma das pernas flexionada e com a outra saltar e se deslocar;
9. Corrida da colher: carregar numa colher uma bola pequena (frescobol, ping pong, tampinha plástica) distância 2 metros
10. Corrida da colher: carregar numa colher uma bola pequena (frescobol, ping pong, tampinha plástica) distância 2 metros.


Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi

Educação Física
Professor: David Dorneles / Turma: 31, 32, 33 E 34.

AULA 2
Texto introdutório

A coordenação motora na criança é estimulada desde cedo, mesmo que involuntariamente, no simples ato de pegar um brinquedo a criança está desenvolvendo a sua motricidade.  
Em cada idade o movimento toma características significativas e a aquisição ou aparição de determinados comportamentos motores tem repercussões importantes no desenvolvimento da criança. 
As brincadeiras e jogos infantis exercem um papel muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades e são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual da criança .
Lançamos mais um desafio para que com o auxílio e participação da sua família, vocês realizem algumas dessas atividades de coordenação motora.

Coordenação motora em casa
1. Esconde – Esconde: esconder 5 objetos dentro de casa e outra pessoa da família deve procurar. Cronometrar o tempo e depois trocar quem esconde e quem acha. Vence quem encontrar os objetos mais rápido.
2. Balão: Rebater um balão para cima utilizando diferentes partes do corpo (cabeça, ombro, mão, joelho, pé)
3. Acertar o alvo: colocar uma ou mais garrafas pets no chão numa distância de 3 a 5 metros e tentar acerta-las utilizando uma bola pequena (pode ser uma bola de meia ou de papel)
4. Cabra-cega: de olhos vendados, um dos participantes será a cabra-cega que tentará pegar os outros jogadores. O primeiro a ser pego passa ao posto de cabra-cega;
5. Colocar 4 chinelos no chão dispostos em linha reta separados 30cm um do outro. Saltitar com os dois pés juntos sem encostar no obstáculo (chinelo)
6. Saltar 8 vezes para cima com o corpo totalmente estendido (braços estendidos acima da cabeça), flexionar os joelhos antes de cada salto.
7. Posicionar uma garrafa pet a uma distância de 3 metros. Correr até o obstáculo, tocar nele e voltar para a posição do início correndo de costas. Repetir o exercício 4 vezes
8. Sentado no chão com as pernas cruzadas, quicar uma bola do lado corpo 10 vezes com a mão direita e 10 vezes com a mão esquerda
9. Permanecer com o corpo estático no equilíbrio avião por 10 segundos
10. Saltitar num pé só e quicar uma bola ao mesmo tempo


Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi
Educação Física
Professor: David Dorneles / Turma: 31,32,33 e 34
AULA 3

JOGOS COOPERATIVOS PARA LIGAÇÃO:
São jogos que buscam sempre estimular a comunicação entre o grupo que joga. Facilita a comunicação verbal e não-verbal, pois estimula a expressão gestual. E através deles podemos criar novas formas de comunicação.


JOGOS COOPERATIVOS DE CONFIANÇA:
São jogos que estimulam a confiança em si mesmo e no grupo, preparando-o para um trabalho em equipe. São jogos que potencializam a cooperação e a criatividade.

Objetivos: 

Estimular a cooperação.
Reforçar o trabalho em equipe.
Afirmação enquanto grupo.


O ESPELHO

Em pares, primeiro em posição sentados, um imita os movimentos e o outro representa o espelho. Primeiro, alguns movimentos faciais, depois, incorporar movimentos do tronco e membros.


LEVANTE- SE

 Todos formando duplas, sentados, um de costas para o outro, as duplas devem levantar sem a ajuda das mãos.
Faça com um membro da família .


QUEM RI TROCA

Junte os membros de sua família num círculo, exceto um, que ficará no centro, esse jogo é todo baseado no silêncio, o participante que se encontra no centro do círculo escolhe uma pessoa do círculo, encarando-a. O jogado encarado precisa dizer "muk" e então ficar em silêncio. A pessoa do meio tentará fazer com que ele dê risadas, quebrando o "muk". A pessoa que não resistir e der risadas passa para o meio do círculo, trocando de lugar com o primeiro.




Escola Estadual de Educação Básica Augusto Ruschi
Educação Física
Professor: David Dorneles / Turma: 31, 32, 33 e 34
AULA 4
A partir das sugestões de amarelinhas expostas abaixo escolha junto com a sua família aquela que você achou mais interessante e possível de você realizar na sua casa ou apartamento. Você poderá usar materiais alternativos para delimitar ou desenhar a amarelinha (giz colorido, fita durex, fita isolante, folhas de jornal ou revistas coladas no chão, etc...) 
Tipos de Amarelinhas:
AMARELINHA TRADICIONAL / REGRAS GERAL
- Uma pedra é lançada na primeira casa e o jogador deve percorrer o trajeto do traçado pulando (ora com um pé, ora com os dois), evitando o quadrado onde a pedra caiu. A seqüência se repete enquanto a pedra avança de casa em casa e o grau de dificuldade aumenta.
- Comece a brincadeira atirando a pedrinha na casa 1. Pule a casa 1 e vá passando todas as outras casas. Seu objetivo será passar por todas as outras casas (pisando com apenas um pé nas únicas e com os dois nas duplas) até chegar no Céu, onde pisará com os dois pés. De lá, retorne do mesmo jeito, só que, dessa vez, pare antes da casa 1 e, com apenas um pé no chão, se abaixe para pegar a pedrinha e pule em direção ao início do jogo.
- Recomece jogando a pedra na casa 2 e assim por diante, pulando sempre a casa onde está a pedra. Se você errar a mira e a pedrinha cair fora da casa certa, perde a vez. Isso também acontece com quem pisar no inferno, colocar os dois pés no chão nas casas únicas ou na hora de recolher a pedrinha que estiver em casa dupla.
- Perde a vez quem: pisar nas linhas do jogo; pisar na casa onde está a pedrinha; não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair; não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta.

OUTRAS AMARELINHAS
           
A lógica do jogo é sempre a mesma, utilizando-se das pedrinhas e pulando de um pé só (nesses casos).
CARACOL OU AMARELINHA REDONDA
Esse tipo de amarelinha também é muito divertido. Agora, no lugar de quadrados ou retângulos desenhados em linhas retas, encontramos as casas dispostas de maneira circular, formando um caracol. As regras são parecidas com as das outras, mas algumas adaptações. Os jogadores também precisam de pedrinhas.
Quem for começar joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e começa a pular de casa em casa, partindo da casa 2, até o céu. Só pode por um pé em cada casa de cada vez.
Quando chegar no céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2 (sem colocar o pé no chão) A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.
Quem conseguir passar por todas as casas vai até o céu, fica de costas e atira a pedrinha. Depois, escreve seu nome na casa onde ela caiu. Os demais não poderão pisar na casa marcada, mas o dono poderá até colocar os dois pés sobre ela. Se a pedra cair fora do jogo, ele não marca

                                                   







Peça ajuda da família e faça um pequeno texto explicando qual das opções de amarelinha você mais gostou e por que .

Nenhum comentário:

Postar um comentário